domingo, 15 de maio de 2011

Uma brincadeira sem graça – Bullying


Bullying é um termo da língua inglesa que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying é um dos assuntos mais comentados na atualidade. Suas especulações e definições teriam crescido após o massacre na escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde um homem entrou atirando nos alunos matando 12 crianças e deixando 22 feridas. Tem-se a confirmação de que o assassino teria sofrido bullying nessa mesma escola e por isso, resolveu cometer este atentado e logo em seguida se suicidar. Um dos muitos finais trágicos que o bullying pode causar.  As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa auto-estima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.”, diz o site do Brasil Escola. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade. Além de haver alguns casos com desfechos trágicos, como os citados, esse tipo de prática também está preocupando por atingir faixas etárias cada vez mais baixas, como crianças dos primeiros anos da escolarização. Dados recentes mostram sua disseminação por todas as classes sociais e apontam uma tendência para o aumento rápido desse comportamento com o avanço da idade dos alunos. “Diversos trabalhos internacionais têm demonstrado que a prática de bullying pode ocorrer a partir dos 3 anos de idade, quando a intencionalidade desses atos já pode ser observada”, afirma o coordenador da Abrapia.

2 comentários:

  1. eu assisti um filme chamado bullying
    e fiquei chocada!
    é muito bizarro...

    ResponderExcluir
  2. Sim, posso imaginar. Eu sei como é passar por isso. Estou fazendo uma peça sobre o bullying. Irei publica-la aqui também. Obrigado por comentar Iala, volte sempre! ^ ^

    ResponderExcluir