sábado, 28 de maio de 2011

Você deixa sua fé se sobrepor aos seus valores morais?

Valores morais, fé, respeito, caráter, disciplina, religião, política, ciência. Essas são, de fato, palavras de grande peso em nossa sociedade. São várias as discussões sobre esses assuntos que embora diferentes tenham muito em comum. Mas quando uma se sobrepõe a outra? Quando seus conceitos pessoais passam a afetar a outros?
Desde o nascimento nos é ensinado o certo e o errado e a partir daí nos é apresentado valores morais impostos pela sociedade, os quais absorvemos e mantemos como opinião. É a sociedade a grande responsável pelos conceitos da grande maioria das pessoas, elas se deixam influenciar. A religião também é uma delas. Mas o que fazer quando seus valores morais parecem estar acima dos seus conceitos de fé?
Fé. Uma pequena parte das pessoas baseia-se sua vida na fé. Proclamam servir a Deus e a obedecê-lo haja o que houver. Os valores morais dessas pessoas estão inteiramente ligados a ela, e independente do que aconteça eles andam juntos para o melhor desempenho de suas atividades espirituais e amizade com Deus. Essas desempenham seus valores por meio da bíblia, que julgam ser a palavra de Deus.
Em alguns países, o comportamento escandaloso de gananciosos e imorais televangelistas e de outros destacados líderes religiosos também tem afastado as pessoas da religião, e como similar efeito o envolvimento das religiões em assuntos políticos e em esforços de guerra. É de fato perturbador,contudo, devemos realmente contentar-nos com pontos de vista egoístas e de curto alcance - o aqui e agora?
A maioria dos humanos tem mente inquiridora. Gostariam de saber de onde vieram, para onde vão, por que estão vivos e como devem viver. A esperança lhes dá um senso de realização. Ignorar as perguntas sobre a vida, ou suprimi-las, achando que "tais coisas são desconhecidas", não é satisfatório.

Qual a sua opinião?
Comente aí...    V

Nenhum comentário:

Postar um comentário