sábado, 28 de maio de 2011

Você deixa sua fé se sobrepor aos seus valores morais?

Valores morais, fé, respeito, caráter, disciplina, religião, política, ciência. Essas são, de fato, palavras de grande peso em nossa sociedade. São várias as discussões sobre esses assuntos que embora diferentes tenham muito em comum. Mas quando uma se sobrepõe a outra? Quando seus conceitos pessoais passam a afetar a outros?
Desde o nascimento nos é ensinado o certo e o errado e a partir daí nos é apresentado valores morais impostos pela sociedade, os quais absorvemos e mantemos como opinião. É a sociedade a grande responsável pelos conceitos da grande maioria das pessoas, elas se deixam influenciar. A religião também é uma delas. Mas o que fazer quando seus valores morais parecem estar acima dos seus conceitos de fé?
Fé. Uma pequena parte das pessoas baseia-se sua vida na fé. Proclamam servir a Deus e a obedecê-lo haja o que houver. Os valores morais dessas pessoas estão inteiramente ligados a ela, e independente do que aconteça eles andam juntos para o melhor desempenho de suas atividades espirituais e amizade com Deus. Essas desempenham seus valores por meio da bíblia, que julgam ser a palavra de Deus.
Em alguns países, o comportamento escandaloso de gananciosos e imorais televangelistas e de outros destacados líderes religiosos também tem afastado as pessoas da religião, e como similar efeito o envolvimento das religiões em assuntos políticos e em esforços de guerra. É de fato perturbador,contudo, devemos realmente contentar-nos com pontos de vista egoístas e de curto alcance - o aqui e agora?
A maioria dos humanos tem mente inquiridora. Gostariam de saber de onde vieram, para onde vão, por que estão vivos e como devem viver. A esperança lhes dá um senso de realização. Ignorar as perguntas sobre a vida, ou suprimi-las, achando que "tais coisas são desconhecidas", não é satisfatório.

Qual a sua opinião?
Comente aí...    V

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lixo Extraordinário..

  Lixo, sujeira, imprestável, reciclável, reconstrução, alegria, extraordinário. Essas expressões foram a base para uma construção cinematográfica baseada na realidade. A simplicidade resumida numa produção reconhecida mundialmente. Nesse documentário vemos que o lixo pode sim tornar-se luxo.
Trata-se de uma experiência sentimental verídica capaz de nos fazer dar valor ao que muitos não se dão ao direito de sentir. Catadores de lixo do maior aterro sanitário da América latina foram os protagonistas dessa obra e gritam através de gestos simples que apesar de estarem a deriva, excluídos, em um lugar para onde vai tudo que não presta, são felizes e se orgulham do que fazem.
O artista plástico Vik Muniz resolve basear suas novas artes em lixo. Sim, lixo. A proposta de Vik é fazer das imagens mais simplórias um molde para uma obra artística moldada através do próprio lixo recolhido no aterro e selecionada pela associação responsável por representar os catadores. A partir da experiência, surge um novo combustível criativo para Vik e, como contrapartida, os catadores diminuem sua distância com arte e conseguem condições melhores de vida.
Ações como a de Vik Muniz, ainda que raras, acontecem. O que praticamente inexiste é uma consciência social, ao se pensar nas escolhas que fazemos todos os dias e na forma como tratamos seres humanos em nada diferentes de nós, que vivem conosco no mesmo espaço geográfico, onde constroem seus sonhos e suas duras realidades.
“A indicação ao Oscar é uma coisa maravilhosa, mas não é o objetivo do filme. Nós queremos ter a oportunidade de levar ao maior número de pessoas possível os exemplos incríveis do Vik e do Tião, e multiplicar essas ações, transformando-as em negócio para essas comunidades”, diz Jackie de Botton, uma das produtoras executivas do documentário.

Vídeo:

domingo, 15 de maio de 2011

Bullying - Uma Brincadeira do Mal.


Com a idéia de abordar sobre o Bullying de uma forma mais, digamos, didática e demonstrativa, criamos a peça: Bullying - Uma Brincadeira do Mal.
O intuito é mostrar como acontece e o que acontece com as pessoas que fazem parte desse comportamento agressivo, intencional e repetido contra alguém.
A peça está em fase de ensaio e, em breve, no dia 03 

de junho, será apresentada no C.I.E.P.C. (escola que fica no Bairro de Águas Claras). Os atores da peça são alunos voluntários da escola citada, todos do Ensino Médio (3º Ano). E isso aconteceu de propósito, com o intuito de eles mesmos perceberem a necessidade de uma iniciativa dos próprios jovens em abordar esse tema e perceberem o valor das diferenças. São eles, em ordem alfabética, com seus respectivos personagens: Edileuson (Ruan), Helena (Diretora), Ingrid (Daniela), Simon (Ricardo), Rafaela (Gabriela), Ismael  (Rafael), Maíla (Renata), Uliana (Jéssica)e Wadson (Professor).

Para acompanhar os dias de ensaio, e saber o que é que rola nos mesmos, acesse:
Caso queira entrar em contato com o grupo, envie um e-mail para:     
 amigosecretoepc@hotmail.com          ulianaloyola2@hotmail.com


Uma brincadeira sem graça – Bullying


Bullying é um termo da língua inglesa que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying é um dos assuntos mais comentados na atualidade. Suas especulações e definições teriam crescido após o massacre na escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde um homem entrou atirando nos alunos matando 12 crianças e deixando 22 feridas. Tem-se a confirmação de que o assassino teria sofrido bullying nessa mesma escola e por isso, resolveu cometer este atentado e logo em seguida se suicidar. Um dos muitos finais trágicos que o bullying pode causar.  As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa auto-estima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.”, diz o site do Brasil Escola. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade. Além de haver alguns casos com desfechos trágicos, como os citados, esse tipo de prática também está preocupando por atingir faixas etárias cada vez mais baixas, como crianças dos primeiros anos da escolarização. Dados recentes mostram sua disseminação por todas as classes sociais e apontam uma tendência para o aumento rápido desse comportamento com o avanço da idade dos alunos. “Diversos trabalhos internacionais têm demonstrado que a prática de bullying pode ocorrer a partir dos 3 anos de idade, quando a intencionalidade desses atos já pode ser observada”, afirma o coordenador da Abrapia.

Paula Fernandes explode na mídia...






Paula Fernandes de Souza, 25 anos, nasceu em Sete Lagoas, Minas Gerais. Começou a cantar ainda criança e aos 10 anos lançou seu primeiro disco independente.
Participou de vários programas de TV e rádio bem conceituados da sua região. Aos 12 anos se mudou com a família para São Paulo e de lá conquistou muitas oportunidades. Apesar de todas suas participações, ninguém conhecia e nem se interessava pela história daquela voz. Com um jeito de menina e
um vozeirão daqueles, só agora seu talento foi reconhecido. Paulinha conquistou os brasileiros cantando com o rei Roberto Carlos em um dos seus especiais na televisão e logo depois lançando os sucessos: Jeito de Mato, Pra você e Meu eu em você.
Singles:
  • Pássaro de Fogo (2010)
  • Jeito de Mato (2009)
  • Quando A Chuva Passar (2010)
  • Tocando Em Frente Part. Leonardo (2011)
  • Pra Você (2011)

Site Oficial:
Blog Oficial: